Criado pela Lei nº 11.889/91, o CEDCA/CE tem como objetivo promover, assegurar e defender os direitos da criança e do adolescente, seguindo os princípios estabelecidos pela Constituição Federal, Estadual e pelo ECA.
RSS

21 de dezembro de 2011

FELIZ NATAL !!!!!



É Natal,

Um momento doce e cheio de significado para toda as nossas vidas.
É tempo de repensar valores, de ponderar sobre a vida e tudo a que a cerca.
É momento de deixar nascer essa criança pura, inocente e cheia de esperanças que mora dentro dentro de nossos corações.
É tempo de festejar, no brinde da champanhe e no sorriso daqueles que amamos.
É tempo de contemplar aquele menino pobre, que nasceu numa manjedoura, para nos fazer entender que o ser humano vale por aquilo que é e faz, e nunca por aquilo que possui.
Que este 25 de Dezembro traga raios de luz que iluminem o seu caminho e transformem o seu coração a cada dia.
Que o Natal lhe traga esperança e força para viver, e que você viva sempre com muita felicidade.


É o que desejamos a todos os parceiros do CEDCA-CE.
FELIZ NATAL!!!!




14 de dezembro de 2011

Projeto visa à ressocialização

O Centro Socioeducativo do Passaré recebeu, na manhã de ontem, o lançamento oficial do projeto " Um Novo Olhar", um programa da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), que tem como objetivo reunir num mesmo ambiente cultural, esporte, religião e capacidade profissional.

De acordo com o coordenador do projeto, Michel Linz, a ideia é trazer inovação e grandes mudanças para o centro educativo, mostrando algo que mude o olhar não apenas dos internos, mas também dos profissionais envolvidos e da sociedade."Este é um programa pioneiro em todo o país", afirma.

A partir do " Um Novo Olhar", a unidade está recebendo oficinas de capacitação profissional, aulas de teatro, hip hop, discotecagem, aerografia, capoeira, música, e atividades esportivas como futsal e basquete. 

Além dos cursos ofertados, a unidade conta ainda com uma biblioteca viva, um espaço multiuso, onde os jovens aprendem a fazer teatro de fantoches e uma estação de rádio onde é apresentado o programa " Café com Deus", desenvolvendo também a religião nos menores.

De acordo com o Secretário Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social, Evandro Leitão, " Um Novo Olhar" é capaz de promover a ressocialização e a recupareção dos internos, fazendo com que os garotos tenham uma nova visão do mundo."Eles serão capazes de dar a sua contribuição para a sociedade", ressalta.

A Promotora da 5° Promotoria da Infância e Juventude das Medidas Socioeducativas, Fátima Valente, avalia de forma positiva o trabalho realizado. Segundo ela, o programa é bem específico por trabalhar a parte social e artística dos meninos." Ele faz o adolescente se sentir útil, importante na sociedade, é um novo olhar para estes jovens", comenta.

Existem, atualmente, 14 centro socioeducativos espalhados pelo Ceará. Segundo Evandro Leitão, o primeiro a receber o programa foi o Centro Educacional Dom Aloísio Lorscheider ( Cecal), onde já é possivel encontrar um ambiente mais saudável. Ainda de acordo com ele, o objetivo é implantar o projeto em todas as unidades até o final do Governo Cid Gomes.

Fonte: Diario do Nordeste
 

13 de dezembro de 2011

4° Mostra Cultural Solidart

Não Deixe de Comparecer!!!

A mostra de Cultura e Cultura de Paz, é fruto de um trabalho desenvolvido por um ano junto à criança, adolescentes, jovens e seus familiares da Comunidade Grande Lagamar, será um grande prazer dividir esse momento com vocês.
Terá apresentações de dança, contação de história, teatro, judô, percussão, artes plásticas, artes manuais e corpo em movimento.
Estamos contando coma presença de todos;

Frente de Assistência à Criança Carente (FACC)

Data: 14/12/2011
Horário: 17:00h
Local: Parque Rio Branco
Avenida Pontes Vieira ( vizinho ao Kukukaia)
São João do Tauape

9 de dezembro de 2011

VIII Conferências Regionais dos Direitos da Criança e Adolescente do Ceará

TEMA: Mobilizando, Implementando e Monitorando a Politica e o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes nos Estados, Distrito Federal e nos Municípios

 Data: 12 de Dezembro ( Segunda- Feira)
 Hora: 8:30 às 17h
 Local: Centro Social Urbano (CSU)
Farias Brito

 
As VIII Conferências Regionais dos Direitos da Criança e Adolescente do Ceará é uma promoção do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente CEDCA-CE com apoio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social – STDS e Agência de Desenvolvimento Econômico e Social - ADES,  está sendo realizada em 19 municípios, nos meses de novembro de 2011 a março de 2012, com o objetivo de mobilizar o Sistema de Garantia de Direitos (SGD); as instâncias governamentais; articular e pactuar com os gestores das três esferas do governo e criar mecanismo de monitoramento para a implementação da Política Nacional e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Criança e Adolescente.

Durante a realização das Conferências Regionais os delegados priorização ações para implementação da Politica e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, tiradas nas etapas municipais, que deverão ser encaminhadas para a Conferencia Estadual no próximo ano, em maio, além de discutir sobre os direitos da Criança e Adolescente.

As VIII Conferências Regionais serão sediadas nos seguintes municípios: Eusébio, Viçosa do Ceará, São Gonçalo do Amarante, Missão Velha, Farias Brito, Tamboril, Baturité, Limoeiro do Norte, Quixadá, Morada Nova, Assaré, Crato, Aracati, Amontada, Sobral, Camocim, Caucaia, Jaguaribe e Tauá. Salientando que os municípios de Eusébio e São Gonçalo do Amarante já realizaram a sua conferência regional.

Para essa Conferência no município de Farias Brito são aguardados 10 municípios e um público de 130 pessoas, municípios que participarão desta regional: Acopiara, Cariús, Cedro, Granjeiro, Iguatu, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Quixelô e Várzea Alegre.

8 de dezembro de 2011

Recolhimento Compulsório, Aqui não!!!!

Dia Nacional de Luta Contra o Recolhimento Compulsório de Criança, Adolescente e Adulto em Situação de Rua.

Participe da manifestação contra o recolhimento e internação compúlsoria de crianças, adolescentes e adultos.
O ato acontece nas cidades sede da copa 2014 em solidariedade às vítimas desta prática arbitrária e desumana, implementada no Rio de Janeiro.

Concentração: Parque das Crianças com caminhada até a Praça do Ferreira.
Hora: 9h
Mais informações:(85) 3212 -9477- 8828 -2288

www.criancanaoederua.org.br

Rua: Senador Alencar,1324- Centro- Fortaleza
Apoio: EQUIPE ( Interistitucional de Abordagem de Rua)

7 de dezembro de 2011

Oito escola públicas vencem o Prêmio Peteca

O prêmio do Programa de Educação contra a Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Peteca) foi entregue dia 05 de novembro (segunda- feira) para oito instituições cearenses do ensino público. Com o objetivo de discutir os direitos de crianças e adolescentes, foram premiados trabalhos nas seguintes modalidades: conto, poesia de cordel, histórias em quadrinhos, desenhos, pinturas,esquete teatral, música e paródia. Este ano, foram inscritas 40 mil atividades. Desse total, foram selecionados 28 finalistas. Os escolhidos realizaram as apresentações no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec). Os vencedores são das cidades de Aracati, Itatira, Tianguá, Sobral, Guaramiranga e Deputado Irapuan Pinheiro. Em 2011, o projeto antendeu cerca de 423 mil estudantes.

Fonte: Jornal O Povo       

5 de dezembro de 2011

Extermínio de Adolescentes


Em 11 meses, já são 175 adolescentes mortos na Grande Fortaleza. Por trás das execuções está o tráfico de drogas.

Levantamento feito recentemente pelo Diário do Nordeste junto às estatísticas da Polícia Civil, Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e dados da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) revelaram que, entre janeiro e novembro deste ano, nada menos, que 175 adolescentes- jovens com idade entre 12 e 18 anos incompletos- foram assassinados na Grande Fortaleza, numa média de 16 assassinados a cada mês, ou um garoto executado a cada dois dias na
Capital e sua região metropolitana. Um crime a cada 48 horas. 

Em todo ano passado foram registrados 212 casos de adolescentes mortos na RMF e o mês mais violento da estatística foi novembro, com 22 casos.
Já em 2011, até agora, o maior número de morte violentas de maiores de idade ocorreu em outubro, qunado 28 garotos perderam a vida de forma trágica. A maioria tombou com muitos tiros no corpo.

Drogas   
Para as autoridades da área da Segurança Pública não restam dúvidas de que, a maioria dos assassinatos de pessoas nesta faixa etária está diretamente ligada ao tráfico de entorpecentes. O avanço do consumo e venda de drogas como cocaína e crack tem deixado par trás, além de muitos dependentes químicos, um rastro de sangue e morte violenta.

Desde o começo do ano, por ordem expressa so secretário da Segurança Pública e Defesa Social, coronel PM Francisco José Bezerra, os setores de Inteligência foram reativados e reestruturados e uma de suas principais missões é dar suporte ao trabalho de combate ao tráfico doméstico de entorpecentes em todo o Estado.


Fonte: Diário do Nordeste 


2 de dezembro de 2011

Prêmio Nacional de Direitos Humanos

Com grande satisfação comunicamos a Todos que o Senhor Wanderlino Nogueira Neto, receberá no próximo dia 09 de dezembro o Prêmio Nacional de Direitos Humanos das mãos da Presidenta Dilma Roussef.